A Casa do Bom Menino/Projeto Crescer, de Arapongas, está novamente entre os selecionados no Paraná para receber o selo Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Iniciativa do Sesi Paraná, o selo reconhece ações realizadas pelas organizações em prol do desenvolvimento sustentável. A conquista foi divulgada durante o Congresso Sesi ODS 2022, evento que aconteceu em Curitiba com o objetivo de incentivar e valorizar as práticas que elevam o capital social, econômico e ambiental das localidades, fomentando ações que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O Projeto Crescer foi apresentado como um espaço singular de intervenção pedagógica intencional, priorizando o aprender a aprender, sob o enfoque do desenvolvimento de competências e habilidades e do processo de formação de conceitos. “Uma mesma habilidade pode contribuir para o desenvolvimento de várias competências. E, por outro lado, uma competência pressupõe o desenvolvimento de várias habilidades, inclusive de habilidades com graus de complexidades diferentes”, destaca a diretora Andressa Fante Reis. Ela enfatiza também que o Projeto Crescer trabalha com três níveis de aprendizagem. “Trata-se de uma abordagem pedagógica totalmente diferente do modelo convencional, haja vista o cuidado personalizado com cada estudante”, acrescenta Andressa.
No Projeto Crescer, mais de 800 crianças e jovens contam com oficinas culturais e pedagógicas, alimentação e outros benefícios, tudo de forma gratuita. A assistente social Renata Soares de Freitas explica que o selo tem validade por um ano e pode ser utilizado no site, nas redes sociais e em todo o material de divulgação do Projeto Crescer, mostrando o compromisso da entidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.