Projeto Crescer lança o livro “Juntando as Peças”, primeiro volume da trilogia “De Corpo e Alma”
Imagine escrever um romance a várias mãos e com os autores interagindo à distância. Foi nesse contexto que surgiu o desafio de dar vida a “Juntando as Peças”, primeiro volume da trilogia “De Corpo e Alma” e quarto livro escrito e ilustrado pelos alunos do Projeto Crescer, da Casa do Bom Menino de Arapongas.
Em anos anteriores, os alunos, a convite dos professores e da direção, já produziram livros de poesia geral, sonetos e fábulas. Com o cenário trazido pela pandemia e as aulas suspensas, muita gente pensou que o desafio anual de trazer à luz um novo livro seria adiado também. Mas quem pensou assim, se enganou.
“Quanto maior o desafio, maior a dedicação dos nossos alunos e professores. O resultado é essa belíssima obra, que todos poderão conferir agora”, afirma o empresário Paulo Hermínio Pennacchi, presidente da Casa do Bom Menino de Arapongas.
Comunicando-se à distância, geralmente através do WhatsApp, os alunos foram urdindo a trama com todo o cuidado e toda a dedicação que é preciso ter para se contar uma grande história. Foi assim que nasceu Helena, sua família e seus amigos, em uma Polônia do pós-guerra. Assim como o país, Helena e demais personagens não escondem as cicatrizes deixadas pelo conflito, nem a necessidade de superação para construir uma nova história.
Os cuidados com a pandemia, que estiveram presentes em todo o período de produção do livro, seguiu também durante o lançamento, que ocorreu nesta quinta-feira (26), às 19h30, durante uma live. O livro, com 338 páginas, foi publicado através da Lei de Incentivo à Cultura, sendo uma realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Cerca de 150 crianças e jovens participaram da elaboração da história, sob a coordenação da professora Andressa de Oliveira Fante Reis e o apoio das professoras Bruna Aparecida de Andrade da Silva, Marcela Ribeiro Lacerda e Millena Giovana Batista.
Ilustrações de capa e contracapa são de autoria de Rafael dos Santos Calizotti, ex-aluno do projeto e responsável também pela arte-final das ilustrações internas.
A live teve cerca de uma hora e meia de duração, com os alunos interpretando cenas extraídas do livro. Até o momento a live obteve 2000 mil visualizações somando as transmissões do Facebook e Youtube.
“Queremos agradecer aos professores, pais e alunos pela dedicação e também fazer um agradecimento especial aos patrocinadores da Lei de Incentivo à Cultura de 2020, indispensáveis na tarefa de tornar tudo isso possível”, afirma Cleide Pennacchi, Coordenadora Estratégica do Projeto Crescer, que tem na direção Marisa Padovezi Ferreira Bazana.